O transporte de cães, seja em viagens curtas até ao parque ou em deslocações mais longas, levanta sempre muitas questões entre os tutores que nos visitam no Hospital. É comum surgirem dúvidas sobre a forma mais segura e confortável de levar o cão no carro, sobre se devem ou não permitir que coloque a cabeça fora da janela ou qual o sistema de retenção mais adequado para evitar riscos.
Sabemos que o bem-estar e a segurança do seu cão durante a viagem são prioridades, por isso reunimos os conselhos mais importantes para garantir um percurso tranquilo, tanto para si como para o seu melhor amigo.
1. O assento
Use sempre uma trela ou um arnês preso ao cinto de segurança do seu automóvel. Esta precaução pode salvar não só a vida do seu cão como também a sua, em caso de travagem brusca ou colisão. Para além disso, evita que o seu cão salte para o seu colo enquanto conduz.
2. Janelas
Apesar de muitos cães adorarem pôr a cabeça de fora, isso representa um risco real. Uma das lesões mais comuns ocorre quando objetos estranhos atingem os olhos. Mantenha as janelas fechadas ou apenas com uma pequena abertura segura, de forma a garantir a proteção do seu cão.
3. Arrumações
Evite ter objetos soltos no banco de trás. Qualquer item pesado pode tornar-se perigoso em caso de travagem. O ideal é ter tudo bem acondicionado ou no chão do carro, onde o risco é menor.
4. Duração da viagem
Se a viagem for longa (mais de 2 horas), faça paragens regulares para o seu cão beber água, esticar as patas e relaxar. Ele vai sentir-se mais confortável e tranquilo.
Se tiver dúvidas sobre como transportar o seu cão com segurança, fale connosco. Estamos cá para ajudar.




