Este projeto foi criado para oferecer aos alunos de Medicina Veterinária uma experiência realista do que é o dia a dia num hospital veterinário. A oportunidade de trabalhar lado a lado com uma equipa médica de excelência, participando em diferentes processos dentro das suas competências, proporciona aquilo que mais valorizamos: aprendizagem prática e significativa. É essa a única “exigência” que fazemos aos alunos.
No final da primeira semana, pedimos feedback aos primeiros participantes. O testemunho que se segue é deles — e fala por si.
Em nome de toda a equipa do Hospital Veterinário da Marinha Grande, o nosso muito obrigado!
A nossa experiência na OpenWeek do Hospital Veterinário da Marinha Grande começou com uma porta aberta, um convite para uma aventura numa realidade diferente daquela a que somos expostos enquanto estudantes de Medicina Veterinária.
Pela primeira vez, um hospital veterinário privado procurava ativamente chegar aos estudantes, oferecendo um programa de estágio definido e bem organizado onde o foco era proporcionar-nos a melhor e mais vasta experiência possível, e não apenas usufruir da nossa força de trabalho durante o tempo em que estaríamos a colaborar com a equipa.Vimos essa oportunidade e, após esclarecidas algumas dúvidas obrigatórias para quem não é da zona (alojamento!), decidimos arriscar — e fomos aceites!
As expectativas eram muitas, as dúvidas e alguns receios também, mas cheios de vontade rumámos à Marinha Grande à espera de uma semana em grande!
Fomos recebidos pela equipa de uma forma tão acolhedora que percebemos logo que fizemos a escolha certa em vir. Fizeram-nos sentir verdadeiramente em casa, o que nunca implicou uma diminuição do profissionalismo – muito pelo contrário.
Um hospital que abre as portas desta forma é um hospital que não tem falhas a esconder, que conhece e se orgulha da sua capacidade e que está sempre disposto a evoluir, abraçando novos desafios.O primeiro dia foi um choque de realidades, mas rapidamente nos adaptámos ao ritmo, às exigências e à forma de estar e trabalhar num hospital com tanto movimento e tantas coisas diferentes a acontecer.
A semana foi preenchida com momentos de grande aprendizagem — não só a nível académico, observando cirurgias e procedimentos que nunca tínhamos tido oportunidade de ver e discutindo diariamente os casos dos animais internados — mas também de grande enriquecimento pessoal, aprendendo a lidar com realidades difíceis, com os donos e com a carga emocional que a nossa profissão acarreta.
Nos momentos de pausa (sim, também existiram tempos livres!) tivemos oportunidade de ir às praias da zona (São Pedro de Moel, Água de Madeiros e Nazaré foram o nosso top), visitar alguns dos restaurantes e bares da Marinha Grande e desfrutar de uma grande corrida de karts no último dia, com boa parte da equipa presente.
Demos o nosso melhor todos os dias, com o conhecimento humilde de quem ainda está a aprender, incansáveis e resilientes — e com isso esperamos ter conseguido retribuir um pouco do que nos deram.
Voltamos a casa com mais valor. Foi definitivamente uma experiência enriquecedora e que recomendamos a todos os colegas!
Esperamos que mais hospitais sigam este exemplo e nos ajudem a ser melhores.Nada disto teria sido possível sem a equipa espetacular que encontrámos no HVMG. Foram todos impecáveis e nenhum agradecimento é suficiente.
Um grande obrigado a toda a equipa pela forma como nos ofereceram a vossa disponibilidade, como nos receberam e guiaram – Dr. Luís, Dr. Simão, Dra. Ana, Dra. Joana, Dra. Vera, Enf.ª Vanessa, Enf. Carlos, Dra. Solange, Eng.ª Ana Maria e Laisa, e ao Dr. André (que nos orientou até chegarmos ao hospital).Esperamos que continuem o percurso de sucesso que têm construído!
Inês Carvalho e Gonçalo Reis




